Back to Top icon-analiseicon-capital-giroicon-checkedicon-clientesicon-controleicon-custos-fixosicon-envelopeicon-facebookicon-gestaoicon-gestao-estrategica-planosicon-gestao-estrategicaicon-gestao-financeiraicon-localizacaoicon-logo-footericon-maisicon-malaicon-margem-contribuicao icon-mercadoicon-nucleoicon-operacoesicon-paginacao-nexticon-paginacao-previcon-phoneicon-ponto-equilibrioicon-preco-vendaicon-quadradoicon-reducao-impostosicon-rel-ficanceirosicon-reunioes-mensaisicon-seta-downicon-seta-nexticon-seta-previcon-twittericon-youtubeicon-logo-footer

BLOG

27

mar

OUSE SER O CAPITÃO DO SEU NAVIO

Opa, tudo bem? Aqui é o Marcelo da Nialpa Contabilidade Consultiva falando, e hoje quero te botar para analisar comigo as seguintes situações...

Quando um capitão decide navegar em alto mar, quais são as ferramentas que ele precisa para chegar tranquilo ao ponto de desembarque?

Conhecimento sobre a rota é o primeiro passo, certo?

Da mesma maneira ele precisa de bússola, um guia ou qualquer outro apoio de direcionamento. Só que não somente isso, porque esse mesmo capitão vai precisar de pessoas o ajudando para poder conseguir “domar” as ondas e chegar até a rota final.

Imagine que você navegará durante 1 ano em alto mar. Quantas ondas fortes e tempestades será que virão? Muitas com certeza!
Lógico que isso é apenas uma analogia nessa nossa conversa, agora veja o seguinte...

Quando você está à frente de uma empresa, precisa pensar em planos estratégicos para ampliar o potencial de seus negócios e vamos ser sinceros? Nem sempre isso é tão simples quanto o empresário pensa ser!

O que acontece é que o empresário de pequenas ou médias empresas geralmente está focado no planejamento operacional e nós sabemos que existem 3 linhas de base na atuação de qualquer empresa:

• Operacional
• Tático
• E estratégico

Como contador consultivo, eu preciso destacar que o empresário precisa pensar na importância das ações estratégicas, pois o operacional é somente o foco na execução a curto prazo.

Já o planejamento tático são as ações que supervisionam, ou seja, quando o empresário adquire maturidade empresarial para ter controle nas ações da empresa, isso significa que nesse ponto, ele já implementou os indicadores e agora consegue acompanhá-los, nesse caso, ele já assume o papel de gerência, largando mais o operacional.

Só que existe um grande problema que muitas vezes não te permite se expandir em seu negócio... é que enquanto grande parte dos empresários estiverem no operacional e a minoria no papel tático, a tendência será ter de contratar uma pessoa para fazer suas atividades operacionais, e o que isso significa?

Que ao começar a assumir o perfil tático como empreendedor, você ainda sentirá a necessidade de continuar retornando ao papel operacional, naquelas mesmas funções dentro da empresa, e aí nunca vai para o ponto estratégico.

E quando falo em planejamento estratégico para empresas, isso ocorre quando o empresário consegue entender quais são os planos de ações que precisam ser implementados para que a empresa consiga prosperar e chegar aonde se almeja.

No contexto estratégico, o empreendedor dedica sua performance para melhorar suas atividades, no intuito de ser mais assertivo e bem-sucedido, sendo dessa forma, o capitão do navio que controla bem a embarcação, em vez de deixá-la ser tomada pelo impulso do mar!

Por que a visão e ações estratégicas tem tudo a ver com a contabilidade consultiva?

Por que ter essa contabilidade de diferenciação?
Você já percebeu que quando estamos “dentro da garrafa” não conseguimos enxergar o que está fora ou ainda enxergar o rótulo, porque há uma limitação da visão?

Já quando olhamos de fora da garrafa, temos uma ampliação do horizonte, conseguindo enxergar muito além.
Isso significa que com a contabilidade consultiva você:

• Entende o que precisa ser feito.
• Absorve de maneira otimista como deve ser feito.
• Aprende onde deve ser feito.
• Entende também quando deve ser feito.
• Como será feito.
• Com quem será feito.
• Quanto custará.

Além de obter informações de real valor como:

• Análises dos cenários.
• Definição dos objetivos.
• Definição das estratégias.
• Avaliação de desempenhos.
• Metas.
• Prazos.
• Missão, visão e valores.
• Onde se está e onde se deseja chegar?
• Planejamentos participativos.
• Ferramentas auxiliares.

• Entre muitas outras!

O que eu quero dizer com todas essas explicações, é que com uma empresa com experiência em contabilidade consultiva, que entende não somente de dados, números e cálculos, mas sendo capaz também de saber onde estão os pontos fracos que estão impedido a empresa de crescer, da mesma forma que consegue gerar novas estratégias com um olhar todo diferenciado do que é preciso fazer e do como fazer com base em todas as informações colhidas, suas chances de sucesso aumentam para 100%!

Essa é a grande chave!

E a contabilidade consultiva é quem faz isso, porque na contabilidade tradicional não há um agente transformador, ou seja, um especialista que tem bases de conhecimento para poder direcionar a empresa naquilo que ela realmente precisa, melhorando e aumentando sua performance.

Ou seja, a contabilidade tradicional foca apenas nos envios de guias, já na contabilidade consultiva, o empreendedor é pego pela mão, e por meio de reuniões, com planejamento de metas, entre outras ações, é possível validar o que está no caminho certo e o que precisa ser mudado!

Tenho certeza que você se interessou no tema e a partir de agora não vai mais desejar continuar com o mesmo pensamento de apenas contabilidade tradicional, sem soluções e sem apoios estratégicos!

Que tal tomarmos um café e conversamos sobre como tornar sua empresa numa águia que não para de subir e voar alto?

Compartilhe:

Desenvolvido por: