Back to Top icon-analiseicon-capital-giroicon-checkedicon-clientesicon-controleicon-custos-fixosicon-envelopeicon-facebookicon-gestaoicon-gestao-estrategica-planosicon-gestao-estrategicaicon-gestao-financeiraicon-localizacaoicon-logo-footericon-maisicon-malaicon-margem-contribuicao icon-mercadoicon-nucleoicon-operacoesicon-paginacao-nexticon-paginacao-previcon-phoneicon-ponto-equilibrioicon-preco-vendaicon-quadradoicon-reducao-impostosicon-rel-ficanceirosicon-reunioes-mensaisicon-seta-downicon-seta-nexticon-seta-previcon-twittericon-youtubeicon-logo-footer

BLOG

25

mar

Por que contratar um contador para declarar o imposto de renda?

Existe um drama que se repete no primeiro semestre de todos os anos: chega a data final para declarar o Imposto de Renda e tanto as pessoas físicas quanto os empreendedores deixam tudo para a última hora.

No fim, eles mesmos preenchem suas declarações, correndo o risco de cometer erros sérios. O problema é que existem consequências muito negativas para deslizes no Imposto de Renda. Segundo especialistas, cerca de 30% de todas as declarações anuais ficam retidas na malha fina por causa de erros simples, como de digitação ou omissão de valores.

Por isso, é importante contratar um contador profissional e especializado para declarar o seu Imposto de Renda. Assim, você pode evitar cair na malha fina e ficar mais tranquilo em relação à sua vida financeira.

Se você ainda não está convencido, confira algumas das vantagens de contar com um contador para fazer a sua declaração.

Porque você pode declarar o Imposto de Renda sem erros

Esse ponto foi abordado levemente na introdução, mas podemos aprofundar um pouco mais aqui. Existem muitos erros que podem ser cometidos na declaração do Imposto de Renda, seja por desatenção, desconhecimento ou falta de hábito.

Um erro pode ser um ponto (.) em vez de uma vírgula (,) na hora de separar os centavos. Ou pode ser algo mais grave: colocar os montantes recebidos via planos de capitalização na ficha errada. Até mesmo coisas facilmente corrigíveis, como esquecer de declarar os rendimentos do seu cônjuge na declaração em conjunto, podem acontecer com qualquer um.

As consequências para alguns desses erros são simples. Já para outros, pode gerar uma multa de até 150% do valor omitido e, em alguns casos mais sérios, a possibilidade de prisão.

Por isso, é indicado contratar um contador para declarar o Imposto de Renda para você, já que assim você terá um profissional especializado no assunto, que conhece todas as exigências e é capaz de fazer uma declaração sem erros.

Porque você pode tirar todas as dúvidas da sua declaração

Você pode declarar um plano de previdência VGBL como dedutível? Os cursos de formação e especialização que sua empresa pagou para seus colaboradores são dedutíveis da declaração? Essas são algumas dúvidas que você pode ter em relação ao Imposto de Renda (e, caso esteja se perguntando, as respostas são: não e sim, respectivamente).
Com um contador do lado para fazer a sua declaração, você pode tirar todas as dúvidas em relação à sua empresa e também sua declaração pessoal. Assim, você pode fazer um planejamento tributário para o ano seguinte.

Porque é muito mais confortável, rápido e prático para você

Atualmente, o Brasil é líder de um ranking mundial ingrato: o de mais horas gastas para calcular e recolher impostos. De acordo com um relatório do Banco Mundial, as empresas brasileiras gastam cerca de 1.958 horas por ano para lidar com suas obrigações burocráticas.
Isso significa que, na média, cada empresa passa mais de 81 dias por ano trabalhando só para lidar com seus tributos — isso se contarmos uma carga de trabalho de 24 horas por dia. Se levarmos em consideração uma jornada de 8 horas, estamos falando de um período muito maior: quase 245 dias!

Claro que a carga de trabalho para o preenchimento da declaração de Imposto de Renda para as micro, pequenas e médias empresas é menor, mas mesmo assim o peso é enorme para quem faz tudo sozinho. São muitas e muitas horas que você poderia estar produzindo, em vez de preencher uma declaração.

Contratando um contador para o trabalho, você fica liberado dessa carga. Isso significa que pode se dedicar a outras áreas da sua empresa, aumentando a sua produtividade. Enquanto isso, a declaração é feita para você de maneira fácil e prática.

Porque o contador conhece detalhes que você não conhece

No segundo ponto deste texto, nós dissemos que uma empresa pode declarar como dedutíveis as despesas com formação de funcionários. Isso significa que, além de aumentar a capacidade e escopo de atuação dos seus colaboradores, investir em cursos ajuda a diminuir sua carga tributária.

Talvez você já soubesse disso, mas existem grandes chances de que essa informação seja uma novidade para você. Além dela, que outras regras e detalhes existem na declaração do Imposto de Renda? Quais outros investimentos da sua empresa são dedutíveis?

Um contador especializado no assunto e com bastante experiência na área tem o conhecimento dessas informações e pode ajudar a sua empresa a gastar menos ao declarar o Imposto de Renda.

Porque você ganha segurança legal para os seus tributos

Além de facilitar o seu trabalho, ajudar a pagar menos impostos e evitar erros na sua declaração de Imposto de Renda, um contador profissional também oferece segurança jurídica para você e sua empresa.

Quando se cai na malha fina do Imposto de Renda, passa-se por um complexo processo jurídico para garantir que todas as informações na declaração estão em ordem e que não há nenhum risco legal para a sua empresa.

Um contador, além de buscar o melhor resultado tributário na sua declaração, também fará um processo organizado e juridicamente seguro, não correndo riscos legais para a sua empresa. Além disso, é o contador que prestará auxílio nessa área em caso de necessidades.

Como escolher o melhor contador para o Imposto de Renda

Já ficou claro que contratar um profissional especializado para declarar o Imposto de Renda para você e sua empresa é uma excelente opção. Mas ainda falta definir um ponto: como escolher o melhor contador para o seu caso?

Normalmente, o ideal é escolher alguém de confiança. Se você já tem um profissional assim, ótimo. Se não, terá de escolher um no mercado e isso pode ser um pouco mais difícil. Afinal, você não quer entregar as suas finanças na mão de alguém que não confia.

O primeiro passo para selecionar um bom profissional é que ele (ou o escritório onde ele trabalha) seja especializado no assunto ou conte com o apoio de quem entende muito bem da sua área. Se for o caso, você saberá que aquele contador tem os conhecimentos que você necessita.

O segundo passo é verificar a confiabilidade do profissional. Se ele trabalha com um escritório que tem anos e anos de atuação idônea na área, podemos confiar na marca que ele representa.

Seguindo essas duas diretrizes, você conseguirá encontrar um bom contador que possa declarar o Imposto de Renda da sua empresa sem grandes dificuldades, para que você possa usufruir dos benefícios que citamos aqui.

Se você busca por um profissional de qualidade para fazer a sua declaração de Imposto de Renda, entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar!

Compartilhe:

Desenvolvido por: