Back to Top icon-analiseicon-capital-giroicon-checkedicon-clientesicon-controleicon-custos-fixosicon-envelopeicon-facebookicon-gestaoicon-gestao-estrategica-planosicon-gestao-estrategicaicon-gestao-financeiraicon-localizacaoicon-logo-footericon-maisicon-malaicon-margem-contribuicao icon-mercadoicon-nucleoicon-operacoesicon-paginacao-nexticon-paginacao-previcon-phoneicon-ponto-equilibrioicon-preco-vendaicon-quadradoicon-reducao-impostosicon-rel-ficanceirosicon-reunioes-mensaisicon-seta-downicon-seta-nexticon-seta-previcon-twittericon-youtubeicon-logo-footer

BLOG

28

fev

Como a crença na escassez pode ser negativa para o bom desempenho de sua empresa?

Olá, tudo bem?

Marcelo, aqui da NIALPA Contabilidade Consultiva.

Deixa eu te perguntar... seu copo está meio vazio ou meio cheio?

Eu tenho lido muito sobre crenças financeiras limitantes ultimamente, afim de entender melhor por que alguns empresários não conseguem obter sucesso em suas empresas, eu quis sair um pouco de se falar sobre ausência de gestão na prática e compartilhar com você um pouco do que aprendi sobre como nós nos auto sabotamos.

Quero te levar a uma reflexão oposta do que costumeiramente vemos por aí... então, não se pegue surpreendido pelo que vou dizer a partir de agora, pois vai tocar em todas suas bases emocionais, de crenças e resultados , combinado?

Vamos lá!

Esse tema daria assunto para um livro de mais de 100 páginas no mínimo, embora vou ser o mais resumido possível e objetivo para fazer você compreender porque a crença na escassez pode ser tão negativa para os seus negócios!

O que é crença e por que ela impacta sua vida e seus resultados?

Olha só... crença é tudo aquilo em que acreditamos e sentimos alguma certeza ou impressão de ser possível.
Crescemos acreditando em situações e possibilidade ou impossibilidades a partir do que aprendemos, seja na escola, na família ou até mesmo dentro de nossa cultura.
Por isso enquanto uns acreditam em certas coisas, outros acham impossível.

Todas essas coisas têm como base as crenças e por isso temos os resultados que temos! Quando me refiro a crenças, não me refiro com bases religiosas não. Pelo contrário, me firmo em bases científicas e com toda a parte de biologia humana e como essas crenças nos influenciam e afetam em diversos níveis.
Grandes médicos, estudiosos da neurociência e até cientistas já falaram e sempre estão a abordar sobre o tema, afirmando a famosa frase que diz: “Somos aquilo em que acreditamos”!

Na nossa infância fomos expostos pelos nossos pais ou amigos, tios, parentes, a várias expressões e definições negativas sobre dinheiro, que onde envolve dinheiro traz discórdia, que a gente só pensa em dinheiro, que dinheiro traz infelicidades, que a causa da briga foi por dinheiro, enfim, isso de uma certa forma impacta sua vida financeira. E é sobre isso que vamos falar mais adiante.

O que quero dizer também, é que tudo tem efeito com base no que conhecemos e acreditamos. Talvez você concorde comigo ou talvez nunca tenha ouvido falar a respeito desse tão curioso assunto, de qualquer modo, prossiga com essa apaixonante leitura, que te fará ter compreensões ainda mais profundas sobre si e sobre os seus negócios!

Por que a escassez te afeta tanto?

Ok, vamos lá mais uma vez... tudo começa pelo ato de pensar... depois de pensar, a gente sente, não é bem assim?

Antes de pescar, eu penso no mar... numa praia que tenha bons peixes... penso no anzol e qual isca usar... até enfim de fato me direcionar com tudo o que eu preciso para uma pescaria! – Isso foi apenas uma exemplificação do que falei sobre pensar, sentir e fazer. Ok?

Por isso, depois de sentir, temos a motivação ou desmotivação necessária para a realização daquilo que foi primeiro pensado e depois sentido... é complexo, mas estou tentando ser o mais objetivo possível. Veja se me entende, combinado?

Por que temos a motivação ou desmotivação de acordo com as emoções e pensamentos?

Porque apesar de talvez você não ter estudado tão a fundo sobre consciente, inconsciente e subconsciente, todos esses te influenciam poderosamente e são eles que determinam suas ações e resultados, sejam eles bons ou ruins!

Então quando se fala em dificuldades financeiras, falta de dinheiro, dificuldades na gestão ou crise financeira, a culpa nunca será unicamente do País, Governo, dos seus clientes, do mercado... mas sim o primeiro e mais poderoso culpado é VOCÊ!

Talvez você tenha engolido seco agora... talvez tenha se sentido incomodado com essa afirmação (isso se chama sistema de defesa do seu próprio organismo e do seu próprio sistema de crenças)!

Desculpa, eu não vou passar a mão na sua cabeça como fazemos com uma criança dizendo que a culpa está inteiramente ligada ao externo, porque tudo começa por nós!

Nossa realidade somos nós quem fazemos, por mais difícil que seja de compreender isso!

Escassez tem sido descrita como uma série de comportamentos que previsivelmente surgem quando uma pessoa tem a percepção de estar em falta com algum tipo de recurso (ou seja, tempo, dinheiro, companheirismo).
Sendhil Mullainathan, de Harvard, e Eldar Shafir, de Princeton, foram os pioneiros nesse campo de pesquisa, resultando em seu livro: Escassez.

Esse livro, por exemplo, está dividido em 3 partes:

Na primeira parte, os autores explicam como funciona a mentalidade da escassez, na segunda parte que vem com o tema: escassez gera escassez, mostra como quando te falta uma coisa, você acaba se firmando em um ciclo vicioso no que está faltando, gerando mais perdas...

E a parte 3, se chama um design para a escassez que mostra pequenas medidas para tomar, se evitando cair nas armadilhas da escassez. Além disso, os níveis psicológicos ensinados, fazem com que tenhamos pensamentos bem diferentes do que rotineiramente estamos acostumados.
E como esse livro se firma nos contextos organizacionais, eu indico bastante!

Então o que o pensamento de escassez faz em você, em sua vida e carreira?

No mais comum que temos em questões de hábitos, no modo da escassez, a atenção que o cérebro tem, é destinada para um problema imediato e isso sobrecarrega as funções e conexões cerebrais, não deixando nenhuma boa opção para as funções cognitivas para o bom controle executivo, boa gestão, foco em resoluções e etc. O pior é que isso pode sim se tornar crônico, levando a efeitos prejudiciais a longo prazo.

É importante ressaltar que a escassez causa a fixação involuntária em um cenário específico, prejudicando nosso foco em qualquer outra coisa que seja mais benéfica, e às vezes, o empresário nem tem essa consciência.

De fato, a escassez pode estar presente em alguns dos mais incômodos problemas de saúde e também nas questões de qualidade de vida, como:

• Falta de produtividade,
• Solidão,
• Pobreza,
• Produzindo sentimentos de abandono... só para citar alguns.

A experiência mental comum em todas essas questões é que as pessoas que possuem a crença da escassez em seus variados níveis de pensamento, sentimentos e compreensão, geralmente se sentem “presas” – pois a mente mantém a pessoa em sentimentos de perdas, fracasso, impossibilidades e assim por diante.

Mas, existe algo muito precioso nesse autoconhecimento sobre nossas fraquezas e deficiências com relação as crenças que é:
Identificar a escassez pode ser fortalecedor – pois nos ajuda a perceber que a mesma condição cognitiva que pode produzir efeitos ainda piores nos sentimentos, vivências ou com relação aos resultados atuais, pode oferecer uma saída no entendimento de que podemos mudar essa realidade a partir da nossa mente e do que sentimos, trabalhando os aspectos gerais da crença que nos liga a situações específicas.

Conseguiu entender?

O que fazer para mudar nossas crenças?

Como consultor consultivo contábil e financeiro eu costumo dizer que nossos pensamentos devem ser filtrados, caso queiramos ser bem-sucedidos!

Quando nosso foco fica direcionado ao fracasso, nas dívidas, nas dificuldades financeiras, nas preocupações de pagamentos, de vendas e associados, os neurônios e toda linha de pensamento terá dificuldades em enxergar as oportunidades e assim ver as saídas com mais facilidade.

Isso acontece porque tanto a nível consciente, quanto inconsciente e subconsciente, todos os elementos emocionais, psicológicos e mentais trabalharão para que a crença nas dificuldades se fortaleçam, gerando situações mais penosas de serem enxergadas e resolvidas.

O benefício de se ter como auxílio uma contabilidade consultiva é isso, pois os conhecimentos e estratégias focadas nas reais dores do negócio, da empresa, fazem com que o empreendedor tenha melhores condições de gerir bem seu capital, de maneira a resultar no lucro esperado e fazendo assim com que se finalize as dificuldades gerenciais em todos os seus níveis e aspectos correlatos, que muitas vezes não são enxergados com exatidão pelos gestores!

Somos uma contabilidade consultiva especializada que tem prazer em ajudar empresários e empresas, seja a sua de que porte for!

Compartilhe:

Desenvolvido por: