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23

abr

[MÊS DO ESTOQUE] Estoque fácil e eficiente com a Curva ABC

O lucro de sua empresa está intimamente ligado a sua forma de gerir o estoque. Não basta ter controle de quais e quantos produtos estão em exposição ou no almoxarifado. É preciso saber o que esses números significam. Um estoque eficiente começa desde a seleção dos produtos corretos para seu tipo de cliente, passando pela escolha do fornecedor e, enfim, à gestão.

Por exemplo, é óbvio que numa padaria, você deve vender pães e produtos que seriam o acompanhamento para o lanche, além do pão: frios, bebidas, bolos, geleias e diversos outros. Mas além dos produtos básicos que citei, você precisa atrair seu cliente com produtos diferenciados. Aqueles que levam o cliente até sua loja e acabam gerando a venda dos produtos básicos também. Deve ser um produto que o cliente não vai encontrar facilmente em outros comércios. Tendo como exemplo ainda a padaria, esses produtos especiais podem ser os naturais ou orgânicos. Que tal oferecer aquela geleia produzida artesanalmente pela cooperativa de sua cidade?

Para definir quais os produtos certos para seu comércio é preciso analisar como foi a venda. Nem sempre um produto que não é campeão de vendas deve ser descartado. Esse produto que vende pouco, mas com certa estabilidade, pode ser seu produto complementar ou especial.

Os 3 grupos de produtos formam seu estoque
Seu estoque é composto por três grupos de produtos que podem ser identificados como: grupo A (produtos que vendem mais e possuem maior giro), grupo B (produtos complementares) e grupo C (produtos com pouca ou nenhuma venda que acabam encalhando).

Uma forma de definir quais produtos compõem esses grupos é gerar um relatório de curva ABC. Este relatório vai mostrar exatamente esses três grupos de produtos citados. É importante definir um período de um mês para ter uma boa ideia sobre o comportamento de compras de seus clientes.

Definido esse grupo, dê uma atenção especial a cada um deles.

Produtos com alto giro
Os produtos do grupo A, seriam aqueles com maior venda, maior giro. Para esse tipo de produto o mais importante é que eles não faltem em seu estoque. Uma boa análise de fornecedores vai ajudar.

Para saber quem é o fornecedor adequado para este grupo de produtos, responda a três perguntas:

1) Qual o fornecedor oferece melhor custo?

2) Qual entrega no menor prazo?

3) Qual oferece melhores condições de pagamento?


Todas essas respostas devem ser analisadas em conjunto. Nem sempre o fornecedor com menor preço será o ideal. Se o custo é menor, mas você não tem o produto na hora que precisa e fica sem estoque, seu cliente vai comprar em outra loja. Em produtos de alto giro, a falta deles em estoque pode ser sinal de ineficiência. Imagine chegar na padaria e não encontrar o pão porque o fornecedor não entregou a farinha. Justificar que seu pão é 20% mais barato que o concorrente não vai adiantar se seu pão não estiver ali, concorda?

Então responda às três questões, mas analise de forma conjunta ao definir quem é o melhor fornecedor.

E defina um estoque máximo e mínimo. O máximo vai garantir que você atenda seu cliente e, ao mesmo tempo, venda seu estoque dentro do prazo para pagamento acertado com seu fornecedor. O mínimo, vai te avisar o momento limite para nova compra.

Produtos complementares
Esses são os produtos do Grupo B. Tem uma certa procura, porém não em grande quantidade. Atende aos clientes que sempre vão a sua loja porque sabem que irão encontrar este produto específico, especial. Por isso, é importante não deixar que faltem, da mesma forma que os produtos do Grupo A. Porém, não devem ser comprados em grande quantidade como os de grande giro. Da mesma forma que seu cliente sabe que vai encontrar esse produto sempre que for em sua loja, seu fornecedor deve oferecer a mesma confiança de que sempre poderá atender a seu pedido.

São itens que ajudam a compor o Mix de produto com o perfil de seu cliente. Para este grupo, também é importante a definição de estoque máximo e mínimo.

Produtos sem giro
A primeira atitude quando esses produtos forem identificados é criar uma forma de tirá-los do estoque. Podem ser aqueles produtos que você selecionou para teste de aceitação ou produtos com sazonalidade. Produtos usados em épocas festivas, por exemplo.

Analise produto a produto para definir quais são aqueles que não devem ser adquiridos e quais seu comércio precisa oferecer, mesmo que com baixa procura. Mas lembre-se, estoque encalhado é dinheiro parado.


Texto: https://www.programanex.com.br/blog/estoque-facil-e-eficiente-com-a-curva-abc

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