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10

abr

Empreendedorismo: 5 dicas para abrir seu próprio negócio

O empreendedorismo sempre foi um desafio no Brasil, pois a legislação aplicada sobre o tema é excessivamente complexa e penalizadora. Além disso, as instabilidades econômicas trazem insegurança quanto à longevidade de qualquer negócio.

Entretanto, ainda assim é plenamente viável abrir um negócio próprio no país, garantir a sua sobrevivência em longo prazo e até mesmo se desenvolver até ganhar destaque no mercado. Para isso, é preciso ter um bom planejamento e tomar as decisões mais corretas e inteligentes.

Com o objetivo de auxiliar aqueles que desejam se tornar empreendedores no Brasil, apresentamos as 5 melhores dicas para que você inicie o negócio com saúde, maximize as chances de sucesso financeiro e mantenha a sua sustentabilidade. Boa leitura!

1. Conheça o mercado

O primeiro aspecto que deve ser estudado pelo empreendedor é a área em que deseja atuar. Ele precisa ter conhecimento profundo do negócio para conseguir produtos e serviços de qualidade e atender às necessidades de seus clientes.

Tanto os mercados de consumidores quanto os de concorrentes devem ser analisados pelo empresário. Para isso, recomenda-se que o gestor:

• saiba as qualidades necessárias do produto ou serviço;
• defina seu público-alvo, o perfil do cliente ideal e saiba suas preferências;
• estude o mercado de concorrentes, incluindo os preços praticados, estratégias falhas e de sucesso. Assim, você poderá aprender com erros alheios ou se inspirar em decisões inteligentes;
• seja criativo e desenvolva um diferencial competitivo, como preço baixo, produto inovador ou customizável, atendimento personalizado, entre outros.
Em relação ao mercado de clientes, quanto mais você os conheces, maiores serão as probabilidades de que você consiga fidelizá-los. Algumas das informações relevantes são:
• tamanho do público-alvo;
• dados pessoais, como gênero, idade, localização e preferências;
• poder de compra;
• hábitos e comportamentos.

Com esses dados, você saberá quais preços e experiências são mais atrativas para os clientes, assim como quais são as estratégias de marketing mais eficientes para captá-los.

2. Elabore um plano de negócios

Planejar a abertura de um negócio é uma fase crucial para seu sucesso. No plano de negócios, devem estar incluídos o capital inicial para seu início, a quantidade de colaboradores que serão contratados, quantos produtos você pretende vender em um determinado tempo e muito mais.

Esse assunto é mais amplo do que muitos imaginam. Há diversos tipos de planejamentos que devem ser feitos para garantir a sobrevivência em longo prazo:

• planejamento estratégico — estudo da estrutura do negócio, alavancando seus pontos fortes, fracos, missão, visão e objetivos em longo prazo;
• planejamento financeiro — cria-se um plano que objetiva manter a saúde financeira do negócio em longo prazo;
• planejamento tributário — consiste na adequação ao regime tributário mais adequado à empresa, aproveitamento de benefícios fiscais e outras técnicas que reduzem as despesas com impostos dentro da lei.

O gestor deve ter em mente que os planejamentos não devem ser apenas estruturados, mas seguidos à risca no campo prático. Nesse momento, a disciplina é a chave para o sucesso, pois todas as ações e decisões tomadas devem ter a finalidade de cumprir as metas estipuladas nos planos.

3. Prepare-se financeiramente

Além de preparar o valor necessário para iniciar o negócio, é necessário fazer reservas financeiras que suprirão as despesas do negócio por, no mínimo, seis meses após sua abertura. Essa dica é relevante, pois dificilmente o retorno financeiro é imediato.

Trace todos os gastos para abrir a empresa e mantê-la, como o aluguel do estabelecimento ou especialista para montar uma loja online, a contratação dos funcionários necessários, a aquisição de produtos para venda, contas a serem pagas etc.

É possível efetuar dívidas e financiamentos para conseguir o capital para bancar o negócio, mas também é preciso planejar ganhos que possibilitem seu pagamento dentro do prazo contatado.

Recomenda-se que o empresário vá ainda além e conheça outros conceitos contábeis relevantes para a gestão financeira. Alguns exemplos de termos que fazem a diferença no sucesso do negócio são:

• capital de giro — montante necessário para garantir sua operação. Como o nome indica, faz a empresa girar;
• fluxo de caixa — são as entradas e saídas de capital no dia a dia de uma empresa. Importante para projetar saldo disponível no futuro;
• lucro operacional — lucro produzido pelas operações, subtraindo-as das despesas administrativas (como aluguéis, contas e impostos) e comerciais (comissões de vendas, brindes etc.);
• demonstração do resultado e exercício (DRE) — relatório que evidencia os lucros, receitas, despesas e outras contas de forma real e transparente. Fundamental para tomar as decisões mais vantajosas.

4. Resolva as questões burocráticas do empreendedorismo

Empreender em nosso país é bastante burocrático, o que leva os iniciantes a tentarem começar suas atividades de forma informal. Ou seja, sem seguir os exatos termos da legislação, deixam de criar um CNPJ e emitir notas fiscais.

Porém, isso pode ser um grande impedimento para o desenvolvimento da empresa, pois não será possível criar contas bancárias para pessoas jurídicas, solicitar empréstimos, beneficiar de incentivos fiscais, participar de processos licitatórios, entre outros proveitos. Isso também coloca o negócio em risco, pois as penalidades pelo descumprimento da legislação são excessivamente onerosas. O fisco pode impor multas, interditar o negócio ou até mesmo ordenar o recolhimento do responsável a um sistema prisional.

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, é plenamente viável conquistar sucesso comercial agindo dentro da lei: basta que sejam contratados serviços contábeis profissionais. Essa profissão está se tornando cada vez mais estratégica e, além de regularizar a empresa, auxiliará na tomada de decisões, tornando-as as mais adequadas possível.

Um exemplo é a elaboração de planejamentos tributários, que minimizam a carga tributária de forma completamente legal e otimizam os processos de cumprimento de obrigações acessórias (como emissão de guias, notas fiscais etc.).

5. Contrate profissionais de forma inteligente

É bastante comum que as pessoas optem pela contratação direta de vários funcionários assim que começa o negócio. Esse pode ser um erro crucial, pois os encargos e passivos trabalhistas são excessivamente custosos às finanças da empresa.

Você pode iniciar o trabalho por conta própria e contratar pessoal conforme as vendas se expandem. Também é possível contratar pessoas temporárias, funcionários por meio expediente ou terceirizar atividades como limpeza, segurança, portaria ou de copa.

Também é preciso avaliar a capacitação da pessoa contratada. Sempre opte por aquela com experiência e formação na atividade que prestará o serviço. Funcionários medianos não contribuirão para o desenvolvimento da empresa e podem até mesmo contrariar os clientes.

Outras avaliações fundamentais são as ações e comportamentos dos candidatos, por isso, faça uma entrevista e pesquisa para antever as suas atitudes no exercício da atividade. Afinal, não adianta contratar alguém capacitado, mas que não exercerá um bom trabalho prático.
Ao seguir as dicas acima elencadas, você conseguirá exercer o empreendedorismo de forma mais vantajosa, pois elevará as chances não só de sobrevivência, como também de conseguir destaque no mercado.

Fonte: ContabExpress

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