Back to Top icon-analiseicon-capital-giroicon-checkedicon-clientesicon-controleicon-custos-fixosicon-envelopeicon-facebookicon-gestaoicon-gestao-estrategica-planosicon-gestao-estrategicaicon-gestao-financeiraicon-localizacaoicon-logo-footericon-maisicon-malaicon-margem-contribuicao icon-mercadoicon-nucleoicon-operacoesicon-paginacao-nexticon-paginacao-previcon-phoneicon-ponto-equilibrioicon-preco-vendaicon-quadradoicon-reducao-impostosicon-rel-ficanceirosicon-reunioes-mensaisicon-seta-downicon-seta-nexticon-seta-previcon-twittericon-youtubeicon-logo-footer

BLOG

28

mar

Como a contabilidade consultiva me faz ser um empreendedor mais forte?

O que é contabilidade consultiva que tanto se fala atualmente?

Ela é na verdade, muito mais do que a atuação de um contador especializado, para prever, rastrear, solucionar e implementar ações e focos para o melhor aproveitamento de todas as áreas empresariais.

O que posso dizer sobre isso é que agir dessa forma, como um contador consultor, não se faz com fórmulas mágicas ou com técnicas quadradas, onde fazemos tudo do mesmo jeitinho em todas as empresas que atuamos.

Pense como um especialista da saúde, por exemplo. Quando um paciente chega com uma dor, ela pode até ser parecida com a do outro paciente, mas as suas causas dependem de uma série de coisas, como: alimentação, hábitos, genética, problemas emocionais, psicológicos, ou outras patologias associadas.

Por isso é importante frisar a importância de se ter um especialista que vai fundo nas causas raízes dos problemas empresariais, assim como um médico começa uma investigação profunda sobre o problema em questão que acomete o corpo, nós como especialistas em soluções empresariais, temos que fazer várias análises e ir escavando bem fundo, para achar os pontos que precisam de mudanças, ajustes ou eliminações!

Isso logicamente exige tempo, dedicação e uma visão ampla de mercado e de outra série de outros elementos que somente com a experiência, vivência e estudo conseguimos resolver.

O maior desafio hoje de muitos empresários é trazer soluções reais às dificuldades das empresas e é isso o que a contabilidade consultiva é capaz de trazer para as pequenas, médias e grandes empresas!

Darei alguns exemplos práticos aqui para que esse entendimento fique ainda mais objetivo!

Processo de gestão financeira

Certamente dentro muitas áreas da empresa, essa é uma das que mais necessitam de auxílio, cuidado e olhos bem atentos!
Ela é o coração pulsante da empresa e esse coração precisa bater vigoroso e fluído, do contrário tudo trava e logo a empresa morre e não é isso o que você deseja, claro que não!

Só que a maioria dos negócios apesar de haver certa jovialidade nas veias, estão andando de bengala, simplesmente porque vários pontos não estão sendo trabalhados como deveriam... quer um exemplo?

• O setor de verificações de entradas, está sendo acompanhado e controlado com as sangrias? (Fluxo de caixa é muitas vezes o fluxo de causas)!
Outros exemplos ainda...
• Quanto mais conhecemos um mercado, melhor entendemos como são os pensamentos desse público, em suas dores, necessidades, desejos e assim por diante, assim, mais fácil fica de entender onde precisamos melhorar nossos produtos e serviços para que se enquadrem e se adaptem melhor ao que os nossos clientes precisam. Faz sentido isso para você, porque é todo o sentido que tem!

Obviamente eu apenas estou pincelando aqui alguns pontos sobre como a contabilidade consultiva irá te ajudar em todos os contextos mais importantes do seu negócio!

Agora, claro, a decisão de continuar do mesmo jeito, com os mesmos resultados ou dar o salto de águia que sua empresa precisa, depende unicamente de um fator primordial: VOCÊ!

Posso te ajudar, então, que tal tomarmos uma xícara de café ou chá e falarmos sobre o sucesso de seu negócio?

Compartilhe:

Desenvolvido por: