Back to Top icon-analiseicon-capital-giroicon-checkedicon-clientesicon-controleicon-custos-fixosicon-envelopeicon-facebookicon-gestaoicon-gestao-estrategica-planosicon-gestao-estrategicaicon-gestao-financeiraicon-localizacaoicon-logo-footericon-maisicon-malaicon-margem-contribuicao icon-mercadoicon-nucleoicon-operacoesicon-paginacao-nexticon-paginacao-previcon-phoneicon-ponto-equilibrioicon-preco-vendaicon-quadradoicon-reducao-impostosicon-rel-ficanceirosicon-reunioes-mensaisicon-seta-downicon-seta-nexticon-seta-previcon-twittericon-youtubeicon-logo-footer

BLOG

1

mar

Como suas crenças impactam suas ações dentro dos negócios financeiros e empresariais?

Você pode ter tudo o que desejar ou ainda perder tudo o que sempre sonhou... você pode andar num vazio sem fim ou sentir-se grato e realizado com tudo e todos...
Você pode sentir que a vida foi generosa demais e lhe ensinou o bastante, e que todas as oportunidades lhe trouxeram alguma grandeza, apesar de todos os desafios passados, ou ainda pode achar que foi e é vítima das situações e por isso fracassou ou continua a fracassar!
Tantas crenças uma pessoa pode ter e você sabia que elas definem quem você é?!
Isso mesmo!
Eu sou Marcelo da Nialpa Contabilidade Consultiva e como um apaixonado pelo universo organizacional, sucesso das empresas e como um ávido pesquisador dos fatores humanos que nos levam aos resultados que temos, hoje resolvi falar sobre como as crenças podem impactar seus negócios financeiros e empresariais!
Vamos lá entender um pouco mais?
Quando você pensa, cria!
Antes de criarmos qualquer coisa, sabe-se que pensamos antes de executar, certo? Isso é até lógico.
Pois bem, é desse jeito que acontece quando desejamos atingir um objetivo. Só que muito do que acreditamos ou tememos nos influencia, e por isso muitas vezes os nossos maiores medos, receios e ansiedades se tornam realidade!
Quando você acredita, todo o seu corpo te leva ao resultado esperado/ não esperado e acreditado!
O nosso cérebro possui várias cadeias neuronais, onde neurônios e funções atuam a todo vapor. Todo o nosso corpo recebe comandos e por isso desempenhamos tantas coisas ao longo dos dias.
Isso quer dizer que quando acreditamos em algo, mesmo quando isso não é tão bom (porque todos temos medos e às vezes os ocultamos de tudo e todos), o nosso corpo vai agir de acordo, e é nesse sentido em que o que você acredita, você é capaz de criar!
Isso significa que quanto mais resistente as mudanças você for, menos favorecimento em diversos aspectos você terá. Posso dar um exemplo para ilustrar melhor?
Teimosia em continuar do mesmo jeito, acreditando ser suficiente...
Veja bem, vivemos numa era altamente tecnológica, certo? Mas se você como empreendedor continua pensando como antes, quando não tínhamos tanto acesso à internet, quando não pesquisávamos no Google sobre produtos e empresas, e assim prefere se manter longe das novas tecnologias e demandas mercadológicas – como ter um blog, como participar das redes sociais e assim por diante, o que acontece?
Sua empresa passa a não ser achada, as pessoas não vão poder conhecer sua marca e o que você faz, significando que você não terá mais acessos advindos dos mecanismos digitais, porque simplesmente continua com a crença de que precisa continuar atuando apenas no plano do marketing tradicional – com impressões de folders e panfletos que muitas vezes são apenas desperdício de dinheiro, já que os clientes nem chegam a consultar o que foi impresso e o seu dinheiro segue para a lixeira!
Isso você mesmo já fez em diversas ocasiões... basta se recordar!
Estou mostrando como o que você acredita, acaba impactando sua vida, suas ações, seus negócios e resultados! Por isso existe um PODER NA CRENÇA do qual muitas vezes desconhecemos ou conhecemos muito pouco!
Quer ver alguns tipos de crenças que influenciam demais toda sua rotina?
Vamos a uma pequena lista então!
Crenças negativas
Você pode dizer e acreditar nas seguintes frases, ou por questões de ensino, cultural ou de cunho religioso...
• Não vou conseguir porque meu pai na infância me disse que...
• Não consigo fechar esse contrato porque me falta isso...
• Não sou capaz por causa disso...
• Não tenho tempo suficiente...
• Não tenho dinheiro o bastante...
• Tenho muitas limitações...
Agora vou ilustrar bem com uma determinada situação.
A raiz de todo mal vem do dinheiro
Essa tradução ou interpretação vem da bíblia geralmente, mas sabemos que desde os tempos mais remotos antes de Cristo, muito do que foi escrito foi modificado pelas inúmeras traduções e línguas...
Então, talvez você nunca tenha parado para notar é que o que o versículo quisesse dizer na verdade possa ser: “O homem que se agarra ao dinheiro e dele não faz o que é correto pratica o mal”, ou ainda poderia dizer: “quando não usamos o dinheiro para benefício nobre para nós e os outros, o uso dele passa a ser negativo ou ruim”!
Não estou dizendo aqui que sou o dono de toda a verdade, longe de mim, pois sou um grande aprendiz. O que estou a dizer é que muitas interpretações podem ser feitas a partir de interpretações diferentes de acordo com cada linha, frase, experiência ou história!
O que acredito se realiza!
Quero salientar que se acredito piamente que a raiz de todo o mal vem do dinheiro (usando esse exemplo), como posso me dar o benefício de ter dinheiro à vontade e até ter a possibilidade de me tornar uma pessoa mais rica, com poderes financeiros?
Se a minha crença se baseia de que o dinheiro vem do mal, é por isso não devo, nem posso tê-lo, pois desse modo seria errado e isso faria mal...
Essa crença faz com que você olhe para os números com aspectos negativos, ou seja, se de repente ultrapassou sua meta do que é ideal, logo você aciona um estado de alerta do tipo: “Está bom, chega de mais dinheiro, já tenho o suficiente, já quitei as contas do mês”, e sabe o que acontece?

Seu corpo inteiro vai relaxar, entrar na zona de conforto ao ponto em que você funcionará no modo: “não quero mais dinheiro do período 10 ao 30, porque já tenho o suficiente e se for mais longe com as finanças, o pior acontecerá e eu quero evitar esse mal”!
Viu como funciona?
Não seria melhor pensar que o dinheiro na verdade não escolhe lados, ou seja, ele não escolhe ser bom ou mal, mas o que faço com ele é que define meus resultados?
Essa é a verdade que incrivelmente muitas pessoas não falam e que acabamos sendo condicionados a pensar de maneira negativa no dinheiro, como se ele fosse o culpado de todos os infortúnios que existem, mas digo-lhe com bases em estudos profundos: Ele não é nem nunca foi o culpado!
Observe... o dinheiro pode aliviar a pobreza, pode capacitar pessoas, pode dar uma vida melhor aos filhos, o dinheiro pode aplacar a fome, o dinheiro pode ser compartilhado e reinvestido, o dinheiro pode solucionar problemas e dar mais emprego...
Essas são crenças positivas, opostas às crenças limitantes!
Deixe-me contar sobre uma história de um cliente meu e de como a empresa dele chegou ao ponto de falir, e só muito tempo depois ele conseguiu abrir outra empresa.
Quando conheci o Rogério, ele já estava com sua segunda empresa e passava por apuros. Eu comecei um trabalho como a contabilidade consultiva e vi vários erros de gestão e estratégicos em suas ações e empreendimento.
O estou ajudando até hoje e sua empresa nesse momento vai muito bem, mas antes disso tivemos de fazer um trabalho duro para poder dar o salto que ele precisava com seus lucros e ganhos financeiros.

No primeiro encontro que tivemos, ao conversar com ele, perguntei: “Rogério, qual foi o maior impasse no seu ponto de vista, que te fez fechar as portas com a primeira empresa”?
Ele me disse então: “Marcelo, eu vim de uma família que se destruiu por causa do dinheiro e sempre fiquei numa luta com meus sentimentos e com a sensação de que se tudo estivesse bem, eu estaria fadado ao fracasso em todos os níveis, porque simplesmente o dinheiro havia destruído minha família, levado para longe meus pais e irmãos e sentia que o dinheiro me enfraquecia e me deixava vulnerável, então fui capaz de lutar contra o progresso e o crescimento da minha primeira empresa, mesmo nos tempos bons, em que ela estava prosperando, porque achava que se crescesse como meu pai, eu destruiria todo o resto de minha vida e traria dor aos meus filhos e a mim mesmo que já lidava com várias crenças que me limitavam”...
Olhei para ele sem julgá-lo em coisa alguma, porque na verdade como consultor de negócios, muitas vezes temos que ser como psicólogos e entender os desafios de nossos clientes para ajudá-los da melhor maneira!
Então, o que quero trazer aqui com esse relato é que o Rogério – meu cliente, tinha muitas crenças sobre dinheiro, que de maneira sutil e até imperceptível o influenciavam em várias atitudes e decisões que o impactavam negativamente!
Talvez você nunca tenha pensado dessa forma e é provável que esse relato tenha servido como uma lição, ampliando até sua percepção sobre dinheiro e resultados que muitas vezes teima em se esconder dentro de nós mesmos...
Ou talvez você nunca tenha visto ou ouvido falar como as crenças são capazes de nos destruir ou nos elevar – a depender de cada caso, e como disse, não estou aqui para atacar ideias, ideais ou crenças, mas atuo como um consultor de negócios financeiro e contábil de forma que sou uma força para seu empreendimento em várias questões!
Portanto, com esse artigo, quero apenas fazer você entender que sim, suas crenças colaboram ou te prejudicam, e se você quiser realmente adquirir as forças necessárias para vencer e ser mais otimista em diversas áreas, terei prazer em poder ajudar, combinado?
Que tal tomarmos uma xícara de café e conversarmos mais sobre sua empresa?

Compartilhe:

Desenvolvido por: