Back to Top icon-analiseicon-capital-giroicon-checkedicon-clientesicon-controleicon-custos-fixosicon-envelopeicon-facebookicon-gestaoicon-gestao-estrategica-planosicon-gestao-estrategicaicon-gestao-financeiraicon-localizacaoicon-logo-footericon-maisicon-malaicon-margem-contribuicao icon-mercadoicon-nucleoicon-operacoesicon-paginacao-nexticon-paginacao-previcon-phoneicon-ponto-equilibrioicon-preco-vendaicon-quadradoicon-reducao-impostosicon-rel-ficanceirosicon-reunioes-mensaisicon-seta-downicon-seta-nexticon-seta-previcon-twittericon-youtubeicon-logo-footer

BLOG

18

fev

Planejamento tributário: o que é e porque sua empresa precisa de um?

Você conhece a importância de um bom planejamento tributário? Sem esse cuidado, as empresas enfrentam muitas dificuldades para crescer sustentavelmente.

Uma das vantagens de planejar a atividade fiscal da companhia é limpar todos os obstáculos que causam prejuízo e deixam mais pesada a carga tributária a ser carregada. Outro ponto positivo é que o planejamento tributário possibilita ao negócio um ganho de competitividade no mercado e o aumento de sua lucratividade.

Interessou-se pelo assunto? Então, continue lendo nosso conteúdo para saber mais!

O que é o planejamento tributário?

O planejamento tributário corresponde ao conjunto de ações e táticas que envolvem a antecipação das responsabilidades fiscais de uma empresa, bem como o seu comportamento estratégico diante dos tributos.

Em outras palavras, trata-se de gerir todos os encargos tributários de uma organização, de modo a conseguir os melhores resultados possíveis. Na prática, esse planejamento se divide em duas grandes categorias de ações.

A primeira é a operacional, que diz respeito ao gerenciamento do cotidiano das responsabilidades tributárias. Essa modalidade envolve as seguintes providências:

• agendar pagamentos de impostos;
• preparar a empresa para auditorias ou perícias;
• estabelecer as datas de determinadas ações (começar a reunir declarações de imposto etc.);
• preparar a emissão de notas fiscais.

A principal função do planejamento tributário operacional é garantir que todas as responsabilidades fiscais sejam cumpridas. Assim, a empresa não receberá multas por falhas em seus encargos.

Já a segunda categoria é a estratégia, que consiste no posicionamento fiscal da companhia de maneira a diminuir, o máximo possível e legalmente, sua carga tributária. Isso inclui:

• escolher o melhor regime tributário para a empresa;
• procurar por benefícios fiscais para sua estrutura;
• determinar a localização, o modelo de negócio e outros elementos que possam diminuir a quantidade de impostos pagos.

Quais são as vantagens do planejamento?

Quer saber quais benefícios são proporcionados por um planejamento tributário eficaz? Acompanhe os tópicos abaixo!

Prevenção de multas e outros problemas

Uma empresa que atende a todo o Brasil deve ficar atenta às diferentes alíquotas de impostos municipais ou estaduais, como ISS ou ICMS. Para facilitar o trabalho, muitas companhias deixam os dados desses impostos pré-cadastrados no software que emite a nota fiscal.
O problema é que, na pressa, o responsável pela área pode errar e acabar usando a alíquota do Rio de Janeiro para um produto que vai para São Paulo, por exemplo. Nesse caso, a empresa corre o risco de receber uma multa da Receita Federal.

O mesmo acontece quando o departamento encarregado se esquece de dar baixa na carteira de trabalho de um funcionário demitido, perde o prazo para recolher impostos ou comete outros erros fiscais. Além da multa, a companhia pode ser processada em certos casos, tendo prejuízos bem maiores.

Com um planejamento fiscal de qualidade e gerenciado apropriadamente, porém, a empresa não cometerá erros do tipo e evitará multas ou outros prejuízos decorrentes de desatenções ou esquecimentos. No fim do ano, isso se transforma em uma bela economia e no aumento dos lucros.

Mais organização e controle financeiro

Falando em desorganização, essa é a uma das principais razões para termos 60% das empresas nacionais fechando em menos de cinco anos de atividade. A falha é comum e pode se manifestar de várias formas.

Uma conta paga duas vezes ou um fornecedor que é esquecido e fica sem receber são alguns dos exemplos. Até mesmo os casos de problemas fiscais que citamos anteriormente são causados pela falta de organização dos compromissos da empresa.

Isso causa perdas financeiras e de oportunidades (um fornecedor que teve problemas em receber não vai quer negociar novamente), além de impedir que o negócio cresça de forma sustentável. O planejamento tributário ajuda na questão, pois controla com antecedência as principais responsabilidades da empresa e garante que nada fique sem ser atendido.

Redução de custos

Hoje em dia, a carga tributária das empresas no Brasil é muito alta, passando dos 30% do PIB nacional. Com tanto peso para carregar nas costas, fica difícil encontrar espaço para crescer ou gerar mais produtos e empregos.

Um bom planejamento tributário, porém, permite identificar tal oportunidade. Isso porque são detectadas as melhores chances de obter benefícios fiscais que ajudem a empresa a economizar e reduzir seus custos operacionais.

Imagine que um empreendedor deseja abrir uma hamburgueria, mas não sabe se faz isso na Cidade X, Y ou Z. Durante o planejamento tributário, ele descobre que a Cidade X oferece benefícios fiscais para empreendimentos alimentícios e, portanto, seria o lugar ideal para operar com menos impostos.

Mas mesmo empresas que já estão instaladas podem se beneficiar com a redução de custos oferecida pelo planejamento tributário. Recentemente, foi aprovada uma lei que oferece benefícios fiscais a companhias de tecnologia que investirem em pesquisa e desenvolvimento, por exemplo. Negócios da área estão estudando a lei, pelo planejamento tributário, para entender como esses benefícios podem ajudá-los a reduzir seus custos operacionais.

Vale citar também que nem todas as organizações estão inseridas no regime tributário correto. Existem três tipos principais: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real, cada um com suas particularidades e seus diferentes encargos.

Escolher o regime tributário errado para sua empresa significa pagar mais impostos do que precisa e, consequentemente, ter mais custos.

Maior competitividade

Quando um negócio diminui seus custos de operação ou produção, tem uma escolha: ou continua comercializando os produtos pelo mesmo preço, com uma margem de lucro maior, ou ganha competitividade no mercado.

Mas o que isso significa na prática? Vamos dar um exemplo: imagine uma empresa que desenvolva celulares. Ela já atua com pesquisa e desenvolvimento, mas agora tem a chance de se beneficiar com a isenção de impostos oferecida pelo Governo Federal.

Portanto, a companhia em questão pode diminuir o preço de seus itens e torná-los mais atraentes para o público. Assim, é possível vender mais (aumentando a lucratividade pelo ganho de escala) e ficar com uma fatia maior do mercado. Tudo isso ocorrerá porque uma oportunidade detectada no planejamento tributário foi aproveitada.

Como fazer um planejamento tributário?

Como deu para perceber, o planejamento tributário é um processo muito importante para a saúde fiscal das organizações. Para executá-lo adequadamente, o primeiro passo é ter ao seu lado um profissional ou uma equipe especializada no assunto. Talvez o ideal seja procurar por esse auxílio externamente.

Companhias pequenas ou médias podem não ter os recursos necessários para contratar uma equipe de contabilidade interna. Por outro lado, a complexidade das empresas de grande porte facilita a terceirização do serviço.

O importante é contar com um time de consultoria de contabilidade que tenha anos de experiência no trabalho e muito conhecimento na área em que você atua. Só assim será possível garantir a eficácia do planejamento para sua empresa.

Seja como for, faça reuniões periódicas com os contadores que forem contratados para o trabalho. Ofereça todas as informações necessárias, diga até onde quer chegar e ouça o feedback que receberá deles.

Com a visão de negócios e a expertise técnica desses profissionais, certamente sua empresa começará a sentir os resultados positivos do planejamento tributário em pouco tempo.

Fonte: ContabExpress

Compartilhe:

Desenvolvido por: