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12

nov

O que compõe um diferencial competitivo dentro do mercado?

Olá, tudo bem?

Para você o que é "vantagem competitiva"?

Não está muito claro? A gente te ajuda!

Vantagens competitivas são condições que permitem que uma empresa produza um bem ou serviço de imenso valor e de uma maneira mais desejável.

Essas condições permitem que a organização produtiva possa gerar mais vendas ou margens superiores em comparação aos concorrentes do mercado.

Essas vantagens são atribuídas a uma variedade de fatores, incluindo:

1- Estrutura de custo,
2- Marca,
3- A qualidade das ofertas de produtos,
4- A rede de distribuição,
5- Propriedade intelectual,
6- E atendimento ao cliente.


Posicionamento competitivo

Agora analise um pouco... o que diferencia seu produto, serviço e empresa de seus concorrentes? Qual o valor que você oferece e como ele é diferente das demais alternativas da “vizinhança”?

Posicionamento competitivo tem a ver com saber definir como você vai se “diferenciar”, ou seja, como sua oferta cria valor para o seu mercado.
Trata-se de esculpir a obra perfeita dento de um cenário competitivo, colocando assim sua participação no mercado e conquistando o público-alvo, passando a ser conhecido por fazer a diferença.

Uma boa estratégia de posicionamento é influenciada por:

• Perfil do mercado:
tamanho, concorrentes, estágio de crescimento.
Segmentos de clientes: grupos de clientes em potencial com necessidades e anseios semelhantes.
Análise competitiva: pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Método para entregar valor: como você entrega valor ao seu mercado?

As vantagens competitivas geram maior valor para uma empresa e seus acionistas, devido a certas forças ou condições. Quanto mais sustentável for a vantagem competitiva, mais difícil será para os concorrentes neutralizarem essas vantagens.

Um dos elementos-chaves que muitas empresas de pequeno e médio porte ignoram é como elas fornecem valor do mais alto nível. Existem três métodos essenciais para essa entrega de valor, que envolvem:

1- Excelência operacional,
2- Liderança de produtos
3- Intimidade com o cliente.


EXCELÊNCIA OPERACIONAL

Vamos a um exemplo prático: Os clientes da Empresa X se preocupam muito com preço.
A empresa se concentra na excelência operacional para poder oferecer continuamente o menor preço do mercado. Eles simplesmente patentearam uma nova máquina que reduz drasticamente seus custos de fabricação. Não estão tentando criar produtos novos ou melhores; eles só querem produzir mais volume a um custo menor.
O método deles para entregar valor vem da excelência operacional; é um dos principais impulsionadores de sua estratégia de longo prazo, e seu posicionamento reflete isso.

LIDERANÇA DO PRODUTO

Os clientes da empresa Y Technology se preocupam mais com qualidade – eles querem o melhor produto.
Ela é totalmente dedicada à inovação e qualidade. Estão constantemente trabalhando em melhorias de produtos e novas ideias para levar ao mercado.
Sabem o que seus concorrentes estão fazendo e estão completamente focados em ficar um passo à frente, a fim de capturar uma fatia maior do mercado.

A marca e cultura desta empresa é toda baseada em liderança de produtos; o mercado deles reconhece e está disposto a pagar por isso.

INTIMIDADE COM O CLIENTE

O mercado é inundado com produtos em todos os pontos e com todos os preços.
No entanto, os clientes da Empresa A querem mais do que um produto na prateleira; eles querem soluções personalizadas. Portanto, a estratégia envolve saber o máximo possível sobre os clientes, para que a empresa possa oferecer as soluções corretas ao longo do tempo.

Nesse sentido a Empresa A sabe que não pode simplesmente dizer "Oferecemos um ótimo serviço". Ela oferece experiência em todas as interações com o mercado.
Essas empresas têm uma compreensão completa de como elas podem agregar valor ao mercado. Faz parte de sua estratégia, o que torna mais fácil para eles conquistar uma posição em seus respectivos segmentos.

Aqui está outra maneira de pensar sobre isso:

Você pode oferecer a melhor oferta,
• Pode oferecer a oferta mais barata,
• Ou ainda, a oferta mais abrangente,


Só não pode fornecer todos os três juntos.
Pense então na vantagem comparativa e na vantagem de diferencial.

Vantagem comparativa para ter maior ênfase no mercado!

Esse tipo de vantagem competitiva envolve a capacidade de uma empresa de produzir um bem ou serviço com mais eficiência do que seus concorrentes, o que leva a maiores margens de lucro, criando assim uma vantagem comparativa.
Economias de escala, sistemas internos eficientes e localização geográfica também podem criar vantagem comparativa.
Vale frisar que uma vantagem comparativa não implica sempre num melhor produto ou serviço, no entanto, pode mostrar que a empresa pode oferecer um produto ou serviço do mesmo valor a um preço menor.

Por exemplo, uma empresa que fabrica um produto na China pode ter custos de mão-de-obra mais baixos do que uma empresa que fabrica nos Brasil, portanto, pode oferecer um produto igual a um preço mais baixo.

No contexto da economia do comércio, o custo de oportunidade determina vantagens comparativas.
A Amazon é um exemplo de uma empresa focada em construir e manter uma vantagem comparativa. A plataforma de e-commerce tem um nível de escala e eficiência que é difícil para os concorrentes de varejo replicarem, permitindo que ela alcance proeminência em grande parte, por meio da concorrência de preços.

Vantagem de diferencial

Uma vantagem de diferencial surge quando os produtos ou serviços da empresa diferem das ofertas de seus concorrentes e são vistos como superiores.
• Tecnologia avançada,
• Produtos ou processos protegidos por patentes,
• Especialistas de destaque e uma forte identidade de marca são todos motores de vantagem diferencial.

Esses fatores suportam margens amplas e grandes participações de mercado.
A Apple, por exemplo, é famosa por criar produtos inovadores, como o iPhone, e se destaca por desenvolver campanhas de marketing inteligentes para construir uma marca de elite.

Bom, o aprendizado hoje foi extenso, não é mesmo? Esperamos que tenha ficado contente e bem informado sobre o que compõe um diferencial competitivo!

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