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29

mar

[MÊS DO ESTOQUE] Gestão de estoque e armazenagem: o que o seu está querendo dizer?

Quando bem realizada, a gestão de estoque e armazenagem pode ser utilizada como uma arma estratégica competitiva de grande valia. Porém, como já dissemos por aqui em outra ocasião, um gerenciamento realizado de forma ineficiente pode fazer com que a sua loja perca vendas importantes e prejudique sua imagem no mercado.

Seja para aumentar ainda mais seu lucro ou para evitar perder vendas e prejudicar sua imagemSendo dois caminhos bem opostos, é fundamental que você guie seu comércio por uma logística menos complicada. Para isso, é preciso estar apto a decifrar o seu estoque. Ou seja, entender o que ele está querendo te dizer.

Isso mesmo! A estocagem diz muito sobre o seu negócio, a começar por questões como a quantidade de mercadorias em casa, a forma como esses produtos estão organizados, mas com certeza não só. Há outros fatores que também devem ser levados em consideração e que podem por vezes passar despercebidos. São eles que veremos a seguir:

GESTÃO DE ESTOQUE E ARMAZENAGEM
Para evitar que você continue a ver o seu estoque como a imagem acima, resolvemos listar alguns itens que servirão como diretrizes e impedirão que o seu estoque se torne um problema.

Pronto para ficar frente a frente de verdade com o seu almoxarifado?

Para uma gestão eficiente, sua loja precisa dos produtos e fornecedores certos

Passo 1 > Produtos
Independente do ramo de atuação da sua loja, você precisa saber os produtos que você oferece comunica tanto quanto suas ações de marketing. Inclusive, uma coisa pode ligar a outra. Por exemplo, divulgar produtos especiais como chamarisco de clientes.

Sabendo qual o seu perfil de cliente, analise sua gama de produtos à venda. Estas são de fato mercadorias que eles comprariam? Se você não souber responder com clareza, uma boa opção é fazer uma pesquisa de satisfação. Na dúvida, não hesite em questioná-los algo como:

Você sente falta de encontrar algum produto em nossa loja?
Pense em outras perguntas que irão variar de acordo com o seu nicho, mas acredite, até mesmo uma conversa informal vai trazer uma noção maior sobre seu leque atual de produtos e novas ideias para melhorar sua oferta.

Uma dica que já demos em outras ocasiões é sair do óbvio. Tenha os produtos considerados “básicos”, ou seja, que a loja não pode deixar de oferecer, mas traga um diferencial, algo que os clientes só encontrem ali e que os façam retornar, optar por comprar no seu negócio ao invés de ir na concorrência e, inclusive, indicar o estabelecimento a amigos e conhecidos.

Passo 2 > Fornecedores
É óbvio que você já sabe que a escolha dos fornecedores é muito importante, mas será que você já olhou para este passo com a percepção completa que deveria?

Por exemplo, se a sua loja é de roupas, quais fornecedores oferecem as marcas queridinhas do seu público? Quais estão oferecendo as tendências certas em suas coleções?

Se for de cosméticos ou saúde, quais marcas possuem maior prestígio e confiabilidade?

Ou se a sua loja for de alimentos orgânicos, qual fornecedor os entrega mais fresco?

E pensando em termos de geolocalização, qual está mais próximo e pode atendê-lo com maior agilidade em situações de emergência?

Levante todos esses pontos, avalie seus atuais fornecedores e, se preciso for, substitua os que estão deixando a desejar em algum quesito. Não seja displicente quanto aos seus parceiros, um atraso na entrega de produtos, uma mercadoria com defeito ou a oferta de marcas erradas podem prejudicar sim a sua gestão.

NOTA: Não esqueça de, neste processo, equilibrar qualidade, custo e prazos (entrega e pagamento). Itens que irão afetar diretamente seu faturamento, afinal, estoque é dinheiro!

Passo 3 > Princípios para uma boa gestão de estoque e armazenagem
Com absoluta certeza, você irá enxergar melhor o estoque da sua loja se aplicar sempre 3 táticas:

Qualidade do “armazém”
Monitoramento
Previsibilidade
O que cada uma dessas táticas representa?

Qualidade do “armazém”
A primeira se refere especificamente ao espaço no qual suas mercadorias estão armazenadas: ele é adequado para o produto que você oferece?

Manter em boas condições seus itens em casa é fundamental para evitar desperdícios de matéria prima, no caso de produtos alimentícios, ou mofo e desbotamento em caso de roupas. Enfim, um almoxarifado inadequado pode ocasionar perda de receita.

Então, fique atento! Se você estiver perdendo vendas por conta de produtos estragados com frequência, seu estoque está querendo lhe dizer que está na hora de investir em outro “armazém”.

Monitoramento
Seja com a ajuda da sua inseparável caderneta ou de um software moderno de gestão (o qual sabemos que facilita o seu controle e acesso rápido a informações), saiba com exatidão a quantidade de todos seus produtos em casa.

Evite perder vendas por falta de mercadoria, identifique produtos encalhados e próximos de vencer, perceba quais produtos giram mais etc. Essa tática é capaz de te falar muito, ouça tudo que ela tem a dizer!!!

Digamos que essa seja uma tática especializada, ou seja, que você irá fazer maior uso em épocas específicas do ano, como datas festivas, por exemplo.

Sendo assim, a previsibilidade nada mais é do que identificar demandas fora do habitual. Abastecer o estoque da sua loja de decoração com produtos natalinos, por exemplo, e analisar depois quais venderam melhor e quais não tiveram uma boa saída, podendo tirar insights para o próximo natal, são ações que fazem parte desta tática.

Sabemos que a gestão de estoque e armazenagem é um desafio enfrentado pela maioria dos comércios, não é atoa que existem inclusive cursos de logística descomplicada para habilitar gerentes de loja e estoquistas a utilizarem com maestria as táticas consideradas como princípios essenciais e que acabamos de ver aqui. Independente de você fazer um curso desses ou não, temos certeza de que, de agora em diante, irá enxergar com outros olhos seu estoque.


https://www.programanex.com.br/blog/gestao-de-estoque-e-armazenagem-o-que-o-seu-esta-querendo-dizer

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